Mentoplastia - Dr. Fernando Quevedo

Cirurgias Faciais

Mentoplastia

A mentoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas - isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz. Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.

 

Entenda como funciona o procedimento cirúrgico

Anestesia

Medicamentos são administrados para o conforto do seu filho durante os procedimentos cirúrgicos. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para o seu filho.

Incisão

O objetivo da cirurgia de fissura é fechar o defeito do lábio e fornecer estrutura, função e aparência do lábio superior mais normal. As incisões são feitas em ambos os lados da fenda para criar os retalhos de tecido que são desenhados e unidos para fechar a fenda. A reparação de uma fissura de palato exige cuidadoso reposicionamento dos tecidos e músculos para fechar a fenda e reconstruir o céu da boca. As incisões são feitas de ambos os lados da fenda, os retalhos são usados para reposicionar o músculo e os componentes duros e moles do palato. A reparação é, então, suturada, geralmente na linha média do céu da boca, proporcionando comprimento suficiente do palato para permitir a alimentação normal, desenvolvimento da fala e crescimento contínuo ao longo da vida.

Fechando as incisões

As incisões de fissura de lábio e palato podem ser fechadas com suturas removíveis ou absorvíveis.

Observação: É importante entender que, enquanto a fenda pode ser reparada cirurgicamente em um procedimento de cirurgia plástica simples, o tratamento de uma criança que nasceu com fissura continua pela adolescência e, por vezes, até mesmo na idade adulta. À medida que a criança cresce, novos procedimentos para melhorar a função e a aparência podem ser necessários.

 

Resultados

As cicatrizes resultantes são geralmente posicionadas nos contornos normais do lábio superior e do nariz. Com o tempo, tendem a ficar mais discretas.

 

Pós-operatório

Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser colocados em incisões fora da boca.

Fonte: SBCP


Foto Dr. Fernando Quevedo

Conheça o
Dr. Fernando Quevedo

Formado em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o Dr. Fernando Quevedo se especializou em cirurgia geral e se tornou cirurgião plástico anos mais tarde. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Frequenta constantemente cursos e congressos para se manter atualizado e [...]

Veja o currículo completo do Dr.
1
Olá,
Gostaria de agendar uma consulta?
Powered by